PERFIL ECONÔMICO DO POLO PETROQUÍMICO

O Polo Petroquímico do Grande ABC é formado por diversas empresas que atuam a extensa cadeia produtiva do setor, incluindo desde refinaria de petróleo até engarrafadoras de gás, que alimentam centenas de outras indústrias químicas e plásticas da região.

Por ser uma indústria de base, a petroquímica é considerada a primeira geração da indústria química e o elo inicial de diversos segmentos de mercado como plástico, borracha, tintas e vernizes, higiene e limpeza, farmacêutico, perfumaria, fertilizantes e defensivos agrícolas, entre outros.

Na cadeia produtiva do setor do Grande ABC, o Polo Petroquímico possui forte influência no desenvolvimento econômico e social da região, além de grande impacto direto na geração de emprego, renda e arrecadação tributária dos municípios de Mauá e Santo André.

Notícias em destaque

Série: Decifrando a Indústria

Catalisadores são elementos ou compostos químicos que aceleram reações. 

Dentro das indústrias, os processos químicos muitas vezes são demorados, e os catalisadores são fundamentais para que a reação entre duas substâncias seja concluída mais rapidamente. 

A importância da ação comunitária em emergências

Acidentes como incêndios e rompimentos de barragens, ou associados a fenômenos naturais, como as enchentes no Rio Grande do Sul, têm cada vez mais têm chamado a atenção para a importância da segurança e da necessidade de prevenção de emergências, além do treinamento de voluntários da comunidade para lidar com diferentes cenários de risco