Consórcio e COFIP ABC discutem gestão de riscos tecnológicos

São Paulo, agosto de 2016 – Francisco Ruiz, gerente do Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC), esteve no último dia 18 de agosto no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, em Santo André, para discutir a implementação da Subcomissão Regional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos da Região do Grande ABC (SRP2R2/ABC).

O Consórcio, representando pelo secretário executivo Luis Paulo Bresciani, prevê a participação do COFIP ABC na Subcomissão, que por sua vez integra uma comissão de abrangência nacional. Débora Diogo, coordenadora do Grupo de Trabalho Defesa Civil do Consórcio, também participou da reunião.

Na oportunidade, Francisco Ruiz discorreu sobre o Plano de Contingência do Polo (PCP), que estabelece normas e procedimentos coletivos de segurança para evasão de pessoas do interior das fábricas, em situações de emergência.

Além disso, contou que o Polo planeja futuramente a implantação regional do sistema global Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais (APELL), modelo desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU), após a implantação do PCP. O modelo envolve uma série de protocolos de segurança, estratégias de comunicação e relacionamento com poder público, instituições e sociedade, além de exercícios simulados de evasão das comunidades do entorno das unidades industriais.

No final do encontro, o COFIP ABC foi convidado a apresentar as ações do Comitê durante a assembleia mensal de prefeitos. Uma equipe do Consórcio também deve programar visita à sede do Comitê, em Mauá, para conhecer em profundidade as atividades desenvolvidas pela instituição.