COMISSÕES TEMÁTICAS

O modelo de atuação do COFIP ABC é o de promover ações positivas para obter Sinergias por meios de Comissões Temáticas, que inicialmente serão:

Comissão de SSMA 

Objetivando as melhores práticas em saúde, segurança e meio ambiente, a comissão se subdivide nos seguintes temas:

• Plano de Auxílio Mútuo (PAM)
Através deste programa pioneiro no País, uma empresa pode recorrer ao apoio das demais em situações de emergência. Isto envolve recursos humanos e equipamentos, a exemplo de profissionais da área médica e de segurança, brigadistas, ambulâncias e viaturas de combate a incêndio.

• Plano de Contingência do Polo (PCP)
Estabelece normas e procedimentos coletivos de segurança para a evasão de pessoas do interior das fábricas, em situações de emergência. Para atender ao PCP, as empresas realizam treinamentos periódicos em seus “sites” e participam, pelo menos uma vez por ano, de um exercício simulado conjunto que envolve toda a população do Polo Petroquímico do ABC.

• Plano de Emergência para a Comunidade (PEC)
Estabelece normas e procedimentos para controle de situações de emergência nas comunidades vizinhas ao Polo Petroquímico do ABC. Periodicamente são realizados exercícios simulados na comunidade, envolvendo as empresas do Polo, dos municípios vizinhos e integrantes do NUPDEC – Núcleo de Proteção e Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Militar, dentre outros parceiros.

Comissão de Relações Institucionais 

Busca a articulação e fortalecimento das relações com poder público municipal, estadual e demais públicos de interesse.

O COFIP ABC objetiva manter permanente interlocução com os governos municipais mediante contatos com Prefeituras, Secretarias e Órgãos especializados, Câmaras Municipais de Vereadores e Poder Judiciário, com o propósito de tratar assuntos relacionados ao Polo Petroquímico do ABC nas seguintes áreas de interesse:
Infraestrutura e Logística
Segurança Pública
Serviços de Obras e Manutenção/Limpeza
Qualificação de Mão de Obra
Projetos e Campanhas de Interesse Comum (Social, Comunitário,Ambiental ou Institucional)
Assuntos Fiscais e Tributários

Comissão de Sinergias

O sistema de condomínio industrial permite melhorias na gestão administrativa, conjunção de interesses, integração de serviços, ganhos de eficiência e redução de custos operacionais.

A atuação de representantes das empresas associadas nessa comissão visa obter resultados positivos em áreas como: áreas: Logística, Utilidades, Infraestrutura, Patrimonial, dentre outros.

Comissão de Atuação Social

Representantes das empresas atuam em conjunto para definir projetos e ações junto a comunidade do entorno do Polo Petroquímico do Grande ABC.

Esta comissão participa do Conselho Comunitário Consultivo – CCC, atuando nas reuniões mensais do grupo e participando ativamente das discussões de melhorias e aprimoramentos demandas pelos conselheiros membros do CCC, que representam a comunidade local.

Comissão de Comunicação Institucional

Trabalha em conjunto com as empresas associadas para definir estratégias de comunicação institucional, assessoria de imprensa, eventos corporativos entre outras demandas inerentes a área de comunicação.

Notícias em destaque

Série: Decifrando a Indústria

Catalisadores são elementos ou compostos químicos que aceleram reações. 

Dentro das indústrias, os processos químicos muitas vezes são demorados, e os catalisadores são fundamentais para que a reação entre duas substâncias seja concluída mais rapidamente. 

A importância da ação comunitária em emergências

Acidentes como incêndios e rompimentos de barragens, ou associados a fenômenos naturais, como as enchentes no Rio Grande do Sul, têm cada vez mais têm chamado a atenção para a importância da segurança e da necessidade de prevenção de emergências, além do treinamento de voluntários da comunidade para lidar com diferentes cenários de risco