Os NUPDECs são Núcleos Comunitários de Defesa Civil formados nas comunidades, cujo objetivo é planejar, promover e coordenar atividades de defesa civil, trabalhando em suas diferentes fases: preparação, prevenção, resposta e reconstrução.
A formação de NUPDECs está prevista em lei conforme constam no Decreto nº 4.085 de 15/01/2002, Decreto Federal nº 5.098/04 e Decreto Estadual nº 64.592, de 14 de novembro de 2019.
Desta forma, sendo o COFIP ABC uma associação que fomenta a sinergia entre órgãos públicos, comunidade e empresas associadas, atua como intermediário e organiza junto aos órgãos competentes a formação e implantação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil.
E como é feita a formação de um NUPDEC?
Como um NUPDEC é um núcleo comunitário, é certo que ele seja formado por pessoas da população local. Assim, os integrantes de um NUPDEC são pessoas que residem na área mapeada de risco tecnológico, e, como prevê a lei, é necessário que essa comunidade esteja preparada e treinada para saber agir em uma situação de emergência.
Para tanto, é necessária a realização de simulados de emergência, que demandam meses de organização junto aos órgãos públicos, como Defesa Civil, Bombeiros, SAMU, Polícia Militar e GCM. O ponto crucial de toda formação de NUPDEC é a participação dos moradores da área, que precisam se predispor ao cargo de voluntário de evasão, auxiliando os moradores próximos de suas casas em qualquer situação de emergência.
NUPDEC Parque Capuava – Santo André
Em 20xx, com a execução do simulado de emergência na empresa Braskem, unidade Q3, foi possível a preparação da comunidade que reside na área mapeada referente ao cenário proposto na atividade para risco tecnológico.
Todo simulado prevê uma rota de fuga, mapeada pela Defesa Civil do município. A rota leva a um ponto de encontro, onde os moradores são recepcionados por órgãos competentes. No caso do Parque Capuava, o ponto de encontro é na Praça Elis Regina.
NUPDEC Santa Cecília – Mauá
Em agosto de 2022, o simulado realizado na empresa Ultragaz atuou junto aos moradores do bairro Santa Cecília, com ponto de encontro definido na Escola Estadual Sada Umeizawa, local considerado “área fria” para um cenário emergencial.
NUPDEC Parque São Rafael
Em julho de 2024, com o simulado da empresa Indorama Ventures, foi possível a implantação do NUPDEC Parque São Rafael. Embora a empresa Indorama esteja localizada em Mauá, o cenário proposto para emergência foi o Condomínio São Rafael e Mirante dos Pássaros. O ponto de encontro para esse cenário de emergência é o Campo de futebol do Galícia, região próxima aos condomínios, considerada uma área de segurança para os moradores locais.
Catalisadores são elementos ou compostos químicos que aceleram reações.
Dentro das indústrias, os processos químicos muitas vezes são demorados, e os catalisadores são fundamentais para que a reação entre duas substâncias seja concluída mais rapidamente.
Acidentes como incêndios e rompimentos de barragens, ou associados a fenômenos naturais, como as enchentes no Rio Grande do Sul, têm cada vez mais têm chamado a atenção para a importância da segurança e da necessidade de prevenção de emergências, além do treinamento de voluntários da comunidade para lidar com diferentes cenários de risco