São Paulo, maio de 2016 – A incidência de balões no céu do Grande ABC costuma ser maior no período de festas juninas. Porém, este ano, os registros começaram a crescer em abril, relativamente antes do esperado. Para evitar possíveis acidentes ocasionados pela queda dos balões, a Braskem, maior petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, reforçou o monitoramento e o alerta sobre os riscos de soltar balão.
A Lei Nº 9.065, sancionada em 1998, classifica como crime ambiental não apenas soltar balões, como também fabricá-los, vendê-los ou transportá-los. O responsável pode ser penalizado com multa ou detenção de um a três anos, sendo possível que as duas penas sejam aplicadas cumulativamente. Ainda assim, não é incomum ver os objetos voando pelo céu da região.
“A equipe de prevenção de acidentes da Braskem registrou queda de 66% na localização de balões nos dois últimos anos, foram 65 em 2015 contra apenas 22 em 2014. Contudo, identificamos uma incidência além do esperado nos primeiros meses deste ano, visto que entre janeiro e abril já foram registradas 13 ocorrências”, explica Luiz Claudio Sarno, engenheiro de Saúde, Segurança e Meio Ambiente e especialista em Emergência da Braskem.
Para monitorar o céu da região, a Braskem trabalha alinhada com as outras empresas que compõe o Polo Petroquímico de Capuava por meio do Plano de Auxílio Mútuo (PAM). Ao identificar um possível caso, as equipes de segurança se comunicam via rádio para realizar o acompanhamento e, se necessário, utilizar canhões de água para apagar o balão ainda no ar. Após a queda, a equipe é mobilizada para resgatá-lo e finalizar a ocorrência.
“Ao intensificarmos a divulgação sobre os perigos da soltura de balão, ajudamos a conscientizar a população e protegemos o Polo Petroquímico e a comunidade. Nossa expectativa é que o número de balões permaneça em queda, garantindo a segurança de todos”, afirma Flávio Chantre, gerente de relações institucionais da Braskem.
Sobre a Braskem
Controlada pela Organização Odebrecht, a Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual de 16 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos petroquímicos básicos e com faturamento anual de R$ 54 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, este último em parceria com a mexicana Idesa.
Braskem nas redes sociais
www.linkedin.com/company/braskem
Para esclarecimentos adicionais, favor contatar:
CDN Comunicação
Priscila Ventura (55 11) 3643-2744 – priscila.ventura@cdn.com.br
Priscila Nishimori (55 11) 3643-2802 – priscila.nishimori@cdn.com.br
Jessyca Trovão (55 11) 3643-2769 – jessyca.trovao@cdn.com.br